Eu sou doadora de sangue voluntária. Pelo menos duas vezes por ano - deveria ir mais, a gente pode doar de três em três meses - costumo ir ao Hemocentro (Rua Conde de Irajá, 183, Botafogo) ou a algum outro posto de doação, quando alguém conhecido precisa. E fico enchendo o saco dos amigos pra irem também, vocês bem sabem.
Já faz algum tempo, penso em me cadastrar como doadora de medula óssea. Não dói nada, é só uma amostra de sangue que tiram, para cadastrar sua "configuração" no cadastro nacional de doadores, e esperar que um dia alguém precise exatamente daquele perfil, que seja compatível. Aí sim, depois de uma série de exames complementares, você decide de quer mesmo e faz-se um procedimento para extrair um pouquinho do líquido da sua medula - coisa bem mais simples do que eu imaginava a princípio - não se mutila a medula do doador, estúpida! O nome, doação de medula óssea, é que assusta, na verdade é só um "golinho" dela. Um cuspe.
Bom, digo isso porque nesta sexta e sábado haverá uma campanha de doação de medula óssea no Botafogo Praia Shopping, com o objetivo de aumentar o cadastro de doadores voluntários de medula óssea, iniciativa do Instituto Nacional de Câncer (INCA) junto com Hemorio e parceiros.
"Ao aceitar ser um doador, a pessoa passa por um procedimento rotineiro de coleta de sangue. A doação da medula, que também é um procedimento considerado simples, só é feita se houver compatibilidade entre o doador e algum dos pacientes que aguardam pelo transplante", explica Luis Fernando Bouzas, diretor do Centro de Transplante de Medula Óssea do INCA. Cerca de mil pacientes aguardam por um doador compatível.
Regina Lacerda, do Hemorio, explica que “qualquer pessoa com idade entre 18 e 55 anos, que esteja em bom estado de saúde, pode participar da campanha”. Antes do cadastro, os interessados assistem a um vídeo informativo e podem tirar todas as suas dúvidas.
CAMPANHA “DOE VIDA EM VIDA”: cadastramento de candidatos a doadores de medula óssea.
Dias 10 e 11 de julho, das 12h às 18h, no Botafogo Praia Shopping (Praia de Botafogo, 400)
Mais informações no site do Inca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário